O certificado digital é a identidade digital de uma pessoa física e/ou jurídica no meio eletrônico, funcionando como uma assinatura digital, garantindo proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet.

Certificado digital é uma coleção de informações com as quais uma assinatura digital é anexada por alguma autoridade certificadora que é reconhecida por alguma comunidade de usuários de Certificados.

O certificado digitalé um arquivo de computador, um conjunto de técnicas e processos que utilizam chaves criptográficas para confirmar e autenticar a identidade de uma pessoa física ou jurídica, em sites e sistemas eletrônicos, propiciando mais segurança, sigilo e agilidade às comunicações e transações eletrônicas, com validade jurídica, em qualquer lugar do mundo.

Seu objetivo é facilitar a vida do usuário, permitindo que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.



Alguns dos benefíciosde se ter um certificado digital são:
  • Aumento da credibilidade e confiabilidade;
  • Garantia de privacidade e maior segurança nas transações eletrônicas.
  • Redução do risco de fraudes na empresa;
  • Redução da burocracia;
  • Assinatura e envio de documentos e contratos pela internet;
  • Realização de transações bancárias;
  • Envio de declarações da sua empresa;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Acesso em ambientes virtuais com segurança;
  • Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;
  • Redução de tempo e custos (os serviços são realizados pela internet e não presencialmente);
  • Reconhecimento de firma (documentos eletrônicos passam a ter validade jurídica e não é mais necessário reconhecer firma em cartório);
  • Acessar serviços do e-CAC (vários serviços disponíveis no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal só estão disponíveis para os usuários que acessam o sistema com um certificado digital);
  • Trocar e-mails de forma mais segura;
  • Acessar o ComprasNET (portal de compras do Governo Federal, acessado por empresas participantes de licitações e contratações feitas pela Administração Pública Federal direta).

Todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que desejam realizar determinadas atividades onlinede maneira segura e autenticada, podem ter o certificado digital. Mas para algumas pessoas ele é uma exigência. O certificado digital é obrigatória para empresas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e), assim como para todas as empresas inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido.

São três os tipos mais comuns de certificados digitais:

e-CPF: um certificado digital utilizado para pessoas físicas, funciona como um CPF virtual, utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos e outros documentos que exijam uma assinatura digital de um representante legal da empresa, por exemplo. Mas não permite a emissão de notas fiscais.

e-CNPJ: um certificado digital utilizado para as empresas, que permite a autenticação da companhia em uma série de processos, funcionando como um CNPJ virtual, que serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e outras obrigações acessórias.

NF-e:apesar de o e-CNPJ servir para a emissão de notas fiscais eletrônicas, esse certificado digital, específico e exclusivo para esse fim, é mais adequado, pois não haverá o perigo de um funcionário utilizar o certificado indevidamente para outras tarefas.
Eles são emitidos por uma Autoridade Certificadora, que é uma entidade considerada confiável pelas partes envolvidas numa comunicação e/ou negociação, que verifica toda a documentação cuidadosamente, pois são fiscalizadas rigorosamente para conceder a assinatura digital apenas a usuários devidamente identificados.

A organização pode optar entre a certificação válida por um ano (A1) onde o usuário recebe as orientações da AC ou AR sobre os procedimentos para fazer o download do arquivo, os requisitos e informações sobre o suporte técnico. Ou pode optar entre a certificação válida por três anos (A3), onde o usuário recebe o dispositivo (cartão inteligente ou token).

O Certificado Digital garante autenticidade, confidencialidadee integridade nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica. Estes são só alguns dos benefícios de um certificado digital.


Quer saber um pouco mais sobre essas e outras informações? Fique ligado nos artigos semanais no blog da Integrate. Ou entre em contato (31)33448177 / (31)986521253 – WhatsApp e conheça nossos serviços em nossa Central doCliente.



Autor(a): Carolina Cordoval Melo