Independente do meio de comunicação escolhido para o contato com seu público, é necessário ter um planejamento bastante cuidadoso. E com relação às redes sociais, não adianta sair se cadastrando em todas as redes existentes, ou escolher aleatoriamente. É preciso saber escolher aquela que melhor se encaixa ao perfil da sua empresa e do seu público


E para ajudar a sua empresa a escolher a rede social ideal para o seu negócio, vamos falar um pouco sobre as qualificações das redes sociais mais utilizadas no Brasil.

FACEBOOK

A rede social mais utilizada do mundo oferece diversas possibilidades para o investimento das empresas. Hoje são mais de 2 bilhões de usuários*. Com uma interface amigável, o Facebook conta com várias ferramentas para ajudar os administradores a cuidarem de suas publicações e anúncios de forma simples e rápida.

Na FanPage é possível divulgar conteúdo em fotos, gifs, vídeos e textos, receber curtidas, ganhar seguidores e compartilhar conteúdo. Seus anúncios possuem um alto poder de segmentação, alcançando mais pessoas do seu público alvo.

Devido à grande base de usuários, é possível segmentar seu anúncio para perfis bastante específicos, como; sexo, idade, localização, estado civil, se moram com os pais, se fizerem faculdade, se estão trabalhando, se são pais, dentre vários outros seguimentos. São informações bem precisas, pois elas veem do perfil do usuário, o qual ele mesmo preencheu.

YOUTUBE

A maior plataforma de publicação de vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários*. Adquiriu contornos de rede social, uma vez que é possível comentar, compartilhar e curtir os vídeos, e os próprios youtubers podem interagir com sua audiência.

A publicidade no YouTube é indicada para marcas que trabalham com palestras, entrevistas, tutoriais e até comerciais e depoimentos. É a oportunidade de o cliente ver o funcionamento e a aparência do que quer comprar praticamente como se estivesse em uma loja física.

Uma das opções no YouTube é a inserção do seu anúncio antes dos vídeos visualizados. Seus vídeos e anúncios são um pouco mais complexos, já que exige a edição dos vídeos e a familiaridade com download e upload de mídias, mas a repercussão e o alcance viral são enormes. Se sua empresa se focar em um bom roteiro e uma boa produção, o sucesso é praticamente garantido.

WHATSAPP

Embora não seja considerada rede social, o Whatsapp possui mais de 1 bilhão de usuários* e merece sua total atenção. É um veículo de comunicação que está crescendo sem parar. As empresas podem se aproximar ainda mais dos clientes por meio dessa ferramenta.

Muitas empresas o estão utilizando para fazer atendimentos e dar suporte a compras realizadas via e-commerce. Mas para que o usuário interaja com uma empresa, ele terá de detectar algum benefício ou deverá ter algum interesse nesse contato. Por isso, é preciso ter cuidado para que a sua empresa não se torne invasiva, ao tentar manter um relacionamento com os seus clientes.

Mas pode também ser uma grande oportunidade. Se o trabalho for bem feito, você poderá criar uma boa proximidade entre o seu cliente e a sua marca.

INSTAGRAM

A rede social que mais cresceu nos últimos anos, possui mais de 700 milhões de usuários*. É uma rede social focada em conteúdo visualmente diferenciado, por meio de fotos e vídeos curtos, ideal para quem trabalha com produtos que tenham um forte apelo visual, como roupas, comida, maquiagem, paisagens, etc.

O Instagram preza por imagens bonitas e bem trabalhadas, que também podem levar filtros diferenciados. Por isso é preciso levar em consideração um investimento em imagens de melhor qualidade.

Outro diferencial, é que seus anúncios também são controlados pelo Facebook, portanto, podemos contar com um rico banco de dados da rede social para promover seus anúncios no Instagram, além de poder publicar links que levam o usuário direto para seu site.

TWITTER

Uma rede social extremamente objetiva, com mais de 300 milhões de usuários*, voltada para mensagens curtas, de no máximo 140 caracteres, mas em compensação alcança milhares de pessoas rapidamente, também é aceito publicações de fotos e vídeos.

O Twitter é ideal para empresas que tenham a possibilidade de atualizar constantemente sua conta e, mais do que isso, tenham conteúdo para atualizar. Se sua empresa não possui tanto conteúdo para ser compartilhado por dia, talvez esta não seja uma boa rede social para seu negócio.

O Twitter tem uma plataforma bastante versátil de publicidade e as possibilidades são relacionadas aos interesses do público. Ao patrocinar um tweet, você pode fazer com que ele apareça na timeline de um grande número de pessoas, sendo possível, inclusive, impulsionar o uso de hashtags estratégicas nos trending topics.

LINKEDIN

Com mais de 106 milhões de usuários*, esta é uma rede estritamente profissional. É o lugar ideal para empresas do segmento B2B (business to business) ou que lidem com assuntos relacionados a trabalho, recursos humanos, administração, entre outros.

O objetivo principal é estreitar o relacionamento profissional e promover o networking. Ao anunciar no LinkedIn, o que chama mais a atenção são as opções de segmentação do conteúdo para pessoas em cargos e níveis específicos.

GOOGLE PLUS

No Brasil, a plataforma ainda não é uma unanimidade, os brasileiros representam uma pequena parcela dos usuários, mas é muito importante criar uma estratégia de social media marketing para o Google Plus.

Esta rede social propõe gerar novas relações com base em suas paixões, preferências, profissão ou carreira. Ela oferece um espaço para encontrar informação relevante, compartilha-la entre as pessoas que possuem os mesmos interesses e desta maneira, ampliar e construir uma nova rede de contatos.

Mais que uma rede social, o Google+ tem como principal vantagem ser um braço do Google e integrado às outras ferramentas colaborativas. Além disso, a rede tem grandes vantagens no trabalho de SEO de um site. Os conteúdos do Google+ podem ser indexados pelo motor de busca do Google.

*dados de agosto de 2017

As redes sociais são muito importantes para a divulgação e interação de uma marca com seu público. Mas antes de decidir qual rede social mais se adequa a seu público é preciso ter uma boa estratégia de negócio, para que a rede social escolhida gere algum resultado.

Defina seu público alvo, monte sua estratégia e escolha a rede social mais adequada às necessidades da empresa. Eleja uma equipe competente só para cuidar dessa área, se for possível, ou contrate uma empresa especializada nesta área. Uma empresa que está na rede social que seu cliente usa, sairá na frente de seus concorrentes.

Se ainda possuir alguma dúvida sobre qual rede social escolher para sua empresa. Entre em contato com a Integrate. Podemos te ajudar com nossos serviços de Marketing Digital.

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Autor(a): Carolina Cordoval Melo