O que são Redes Sociais?


Redes Sociais são mídias sociais compostas por pessoas ou organizações, onde os participantes se conectam e interagem sobre interesses comuns.

Uma de suas características mais importantes é que elas permitem a produção e o compartilhamento de conteúdos diversos.

Em um mundo cada vez mais digital, as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para as marcas e empresas que desejam aumentar a sua visibilidade e credibilidade, além de alavancar as vendas.

Para que servem?


Há vários tipos de redes sociais. A grande diferença entre elas é o seu objetivo, os quais podem ser:

  • Estabelecimento de contatos pessoais (relações de amizade ou namoro) ex.: facebook 
  • Networking: partilha e busca de conhecimentos profissionais e procura emprego ou preenchimento de vagas ex.:linkedin 
  • Partilha e busca de imagens e vídeos ex.: instagram 
  • Partilha e busca de informações sobre temas variados ex.: wiki 
  • Divulgação para compra e venda de produtos e serviços 

Quais redes sociais podem ajudar um negócio?

Antes de entrar em qualquer uma das varias redes sociais disponíveis, é importante conhecer cada uma, entender a linguagem e o tipo de público presente nela. Assim, você pode elaborar uma estratégia específica para cada e alcançar seu objetivo com o publico certo.

Instagram

O Instagram, além de ser uma rede de compartilhamento de imagens pessoais, também fortalece a imagem de uma marca para seu publico. Nela, é possível divulgar de forma menos engessada o um produto ou serviço.

Além disso, é possível ter uma conta específica para empresas que permite mensurar cada foto publicada e fazer o acompanhamento de dados fundamentais tais como o de avaliar o desempenho das postagens, verificar o alcance e o engajamento do conteúdo.

Twitter

Apesar de muita gente acreditar que ele não é mais utilizado, essa rede social não para de crescer.

O Twitter é considerado um ‘microblog’ onde você pode divulgar informações do seu negócio em tweets com até 280 caracteres.

A maior vantagem dessa rede social é a aproximação com o seu potencial cliente.

Com ele, é possível tirar pequenas dúvidas, responder questionamentos e garantir uma interação com a pessoa em tempo real.

Mas para que ele seja útil e aliado ao seu negócio, é importante evitar situações como:

Postar pouco. O twitter é uma rede social conhecida pelo seu imediatismo. A final de uma copa do mundo, por exemplo, pode ser acompanhada em tempo real pelo twitter, assim como qualquer outro assunto do momento. Desta forma, a frequência é algo muito importante para bons resultados.

Não pesquisar o que as pessoas falam sobre a sua empresa. Acompanhar o que os usuários do Twitter dizem sobre a sua empresa é importante para facilitar respostas e interações.

Não responder comentários negativos. Comentários negativos existem e a maneira de lidar com eles é respondendo de forma clara e tentando solucionar a questão da melhor forma.

Usar muitas hashtags no mesmo tweet. As hashtags são usuais, mas não em exagero. Porem também é importante não deixar de usar.

Publicar conteúdos automáticos. Por ser uma rede social de interação rápida, as pessoas não gostam de ler conteúdos ‘robotizados’. Por isso, se você deseja usar o Twitter como aliado, é importante contratar uma pessoa ou uma agência para lidar com a sua conta, ou ter tempo suficiente para a interação.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo.

Sendo assim, manter uma pagina bem atualizada sobre a sua empresa é tarefa indispensável para ter bons resultados. O empreendimento que não tem uma boa presença digital nessa rede, perde feio para a concorrência.

No Facebook é possível postar fotos, vídeos, gifs e informações relevantes sobre a sua empresa. Além do alcance orgânico, é possível também permite investir em anúncios pagos, aumentando o alcance da sua pagina e garantindo um retorno maior ao seu negócio.

Google+

Esta rede social possui amplas opções para um empreendedor.

É possível publicar vídeos, textos, fotos e seguir pessoas e empresas influentes sobre determinada marca ou assunto.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, o Google+ tem se tornado cada vez mais popular principalmente entre jovens de 13 a 17 anos.

Ou seja, apesar de não ser uma das redes sociais mais utilizadas, é importante ficar de olho nela, já que a tendência é só aumentar o crescimento.

YouTube

O YouTube é uma plataforma onde é possível encontrar de tudo: aulas, culinária, músicas, entrevistas, cursos e uma infinidade de conteúdos.

E por que a sua empresa deve estar no meio disso tudo?

Acontece que depois do “BUM” do YouTube, as empresas voltaram os olhos para essa rede social, já que é possível inserir diversos tipos de anúncios antes e durante os conteúdos.

LinkedIn

É óbvio que essa rede social não pode ficar de fora, afinal ela conta com cerca de 450 milhões de usuários com foco estritamente profissional.

Sendo assim, o LinkedIn pode ajudar a empresa a conquistar reconhecimento no mercado e visualização de outros profissionais e marcas, o que é importante para o networking.

É possivel, também, uma pesquisa direcionada por área de atuação, especialidade e até localização, o que é extremamente útil para a criação de campanhas ou para pesquisas. 

Quais redes sociais preferidas do publico?


Depois de conhecer um pouco os vários tipos de redes sociais, chega o momento de se perguntar qual servirá melhor os interesses da empresa? Em qual delas estará o meu público-alvo? A integrate pode te ajudar.


Leia tambem nosso artigo TIPOS DE MÍDIAS SOCIAIS