Testes A/B são testes que realizam comparações entre modelos de marketing, com o objetivo de definir qual variável gera os melhores resultados. Por exemplo, você pode testar dois formatos de landing page para determinar qual gera a maior taxa de conversão.

Por meio da execução do teste A/B é possível determinar qual a versão do site ou da página chama mais atenção, dessa forma, gerando um melhor resultado.

Vale ressaltar que testes A/B são diferentes de testes multivariados. Testes multivariados testam mais de uma variável de uma vez só, enquanto testes A/B testam apenas uma variável (duas variações) de cada vez com o objetivo de escolher a melhor entre as duas.

Para fazer um teste A/B da cor da posição de uma imagem, por exemplo, você deve escolher duas variações, como direita e esquerda, e determinar qual das opções é melhor de acordo com seus objetivos.


Os testes eliminam a necessidade de fazer suposições e permitem que você tome decisões baseadas em números, o que diminui a chance da sua decisão resultar em falhas no futuro.

Onde os testes A/B podem ser utilizados 


Uma das vantagens de utilizar testes A/B é que eles podem ser usados em vários lugares.

Os mais comuns são anúncios nas redes sociais, porem podendo ser usado também em e-mail marketing, landing pages, ads e nas páginas de um site, mas a possibilidade de aplicar testes A/B é praticamente infinita.

Por que esse tipo de teste é eficiente? 


O teste A/B é um mecanismo excelente porque fornece um feedback em tempo real do mercado, medido com precisão. Não é uma análise simples onde alguém pode fazer uma coisa e responder outra, são fatos sólidos. Como as várias versões são partilhadas aleatoriamente ao mesmo tempo, não existe o perigo de um fator externo intervir no nível de conversão. Todas essas questões fazem do resultado muito mais confiável.

Uma breve introdução sobre fazer teste A/B (e como isso funciona)

Fazer teste A/B é o processo de comparar duas versões de uma página da internet e testá-las para ver qual tem a melhor conversão.

Basicamente, você quer descobrir qual versão gera melhores resultados.

Na maioria dos casos, existe apenas uma pequena diferença entre ambas, uma cor diferente, palavras, posicionamento e por aí vai.

E você, já experimentou? O que deu certo ou o que deu errado? Compartilhe seus aprendizados com a gente aqui nos comentários! 

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