O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma técnica de marketing que busca atrair os clientes através de materiais educativos, ferramentas e qualquer outra variedade que possa interessar o seu cliente potencial.

A estratégia de Inbound Marketing é uma mina de ouro, pois diferente de estratégias tradicionais ela foca nas pessoas que possuem real interesse, por isso é conhecida como Marketing de Atração e possui três grandes pilares para atrair o público: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

O Inbound Marketing se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.

Em outras palavras, em vez de interromper os clientes em potencial, a ideia é atraí-lo por meio de conteúdo relevante.

No Outbound Marketing a estratégia é uma abordagem direta do cliente para oferecer produtos ou serviços, ou seja, a marca vai em busca do cliente.

No Inbound Marketing a coisa funciona exatamente ao contrário, desenvolvemos conteúdo gratuito e fazemos com que o cliente é que venha ao encontro da marca.

A partir daí, as pessoas impactadas por esse conteúdo tendem a se sentir confiantes a ponto de permitir que a empresa se aproxime mais e, aos poucos, construa um relacionamento saudável que pode resultar na venda.

Não é à toa que o termo Inbound Marketing pode ser traduzido como Marketing de Atração.

Benefícios do Inbound Marketing


O Inbound Marketing contribui para que a empresa tenha uma atração de leads muito maior, tornando-os possíveis consumidores dos seus serviços e/ou produtos. Segundo uma pesquisa da Hubspot, no Inbound Marketing o custo por lead é 62% menor do que no tradicional Outbound Marketing. Uma boa noticia pois se combinada a uma boa estratégia, o inbound marketing pode reduzir drasticamente o custo por aquisição de cliente , principalmente se você comparar com modelos tradicionais de marketing.

Outra informação que a pesquisa revelou é que as táticas de Inbound Marketing geram 54% mais leads do que os tradicionais sistemas de marketing pago. As empresas economizam uma média de 13.000 dólares por ano, quando implementam estratégias de Inbound Marketing.


Estratégias de Inbound Marketing


Já citamos algumas das estratégias de Inbound Marketing que você pode utilizar para atrair mais clientes e aumentar a sua credibilidade perante seu público-alvo. Dentre todas as estratégias, a que gera maior engajamento com sua audiência e retorno financeiro no médio e longo prazo, sem dúvidas é a criação de materiais. Listaremos aqui algumas ideias de materiais que você poderá produzir para fortalecer sua marca e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Exemplos de estratégia de Inbound marketing:

  • Blogs associados ao site da marca
  • Mídias sociais como Facebook e Twitter
  • SEO – Search Engine Optimization
  • E-mail marketing
  • Landing Pages

Agora que você já entendeu o que Inbound Marketing. Diz ai, o que achou? Comente abaixo e aproveite pra ler nosso artigo O que é um e-book? E porque usar E-book na minha estratégia