Um site ou websiterefere-se a uma página ou agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet através de um determinado endereço.

São diferentes tipos de sites disponíveis na internet. E neste post vamos mostrar os sete sites mais utilizados atualmente. Desta forma, você poderá definir qual destes seria o melhor tipo de site para sua empresa. Confira!
Vamos aos tipos de sites!

1 – SITE INSTITUCIONAL

Este modelo de site possui o objetivo de passar as informações de uma empresa, negócio ou instituição de forma clara e organizada, sobre a marca e suas funções e/ou produtos, sem se estender muito sobre cada assunto.
Normalmente utilizado como a apresentação de um cartão de visitas online, por empresas que já possuem um público cativo, e que já possui certo conhecimento sobre algumas das informações sobre a empresa e seus serviços.
São modelos limitados no ponto de vista do Marketing Digital, pois desperdiça todo o potencial que a internet pode oferecer com outros modelos que possuem grandes possibilidades e estratégias para buscar novos acessos e contatos.


2 – SITE DINÂMICO

Este modelo de site possui o objetivo de oferecer além das informações sobre a empresa e seus serviços, também informações importantes do segmento, com o intuito de captar e fidelizar seus visitantes.
Normalmente utilizado por empresas que visam captar e fidelizar clientes com informações dinâmicas, conteúdo constantemente atualizado, seja ele textos, fotos ou o layout do site.
Também é considerado um ótimo modelo para trabalhar o Marketing Digital, pois seu conteúdo vai além do institucional, como a implantação de um Blog Corporativo, que oferece um conteúdo interessante e atualizado para seus visitantes.

3 – E-COMMERCE

Este modelo também é conhecido como loja virtual ou comércio eletrônico, que oferece um catálogo de produtos com descrições detalhadas para venda e diversas formas de pagamento.
Normalmente utilizado por empresas que possuem grande quantidade de produtos para venda. Este modelo de site é uma forma de vitrine virtual de uma empresa, facilitando a escolha do usuário, sua forma de pagamento e retirada/entrega do produto.
Considerado o melhor modelo para venda de produtos, como a Livraria Saraiva e Lojas Americanas, por exemplo. No entanto, manter um e-Commerce requer um trabalho intenso, pois é preciso ser atualizado sempre (incluir produto, excluir produto, troca de preços, cálculo de frete, etc.).

4 – ONE-PAGE

Este modelo possui todas as informações principais em uma única página. As informações são bem definidas, divididas e arquitetadas na mesma página. O site pode conter também outras páginas, mas as principais informações devem ser apresentadas na Home.
No site One-Page, ao clicar em certos links do menu, o site desce verticalmente para a sessão da informação desejada na mesma página.
Normalmente utilizado para um público mobile, ou seja, um público que acessa a internet através de dispositivos móveis, como tablete e smartphone, pois este modelo de site possui a vantagem de serem responsivos e possuírem um carregamento mais rápido.
Entre todos os modelos, este site está ganhando cada vez mais espaço no mundo web  e também podem ser trabalhados com o Marketing de Conteúdo.

5 – HOTSITE

Este modelo de site possui um maior apelo visual, geralmente focado em um público específico, com um tempo de vida útil predeterminado.
Normalmente utilizado para reforçar ações de Marketing, como lançamento de produtos, serviços ou eventos. Todas as informações deste modelo sobre um único assunto ou tema, referente a ações específicas.
Muito utilizado em estratégias de Marketing para divulgar uma ação com um período predeterminado, ou seja, o site é criado para ficar no ar por um determinado período e logo após deve ser excluído.

6 – LANDING PAGE

Este modelo de site, como o nome diz “Página de Aterrissagem” possui o objetivo de captar informações de possíveis clientes. Semelhantes ao Hotsite, sua diferença é oferecer algum tipo de material (ebook, infográfico, vídeoaula, etc.) em troca de algumas informações de seus visitantes.
Normalmente utilizado por empresas que buscam captar Leads (possíveis clientes), através de listas segmentadas. Estas listas permitem um contato bem direcionado com os Leads, já que através da Landing Page, é possível identificar o interesse do Lead naquele assunto específico.
No ponto de vista do Marketing Digital, é uma das melhores estratégias para captar possíveis clientes no meio digital, principalmente quando vinculadas a campanhas pagas.
Você também pode saber um pouco mais sobre este modelo de site em nosso artigo “O que é uma Landing Page?”

7 – PORTAIS

Este modelo é basicamente a junção de todos os sites e muito mais. Um portal é um site que engloba diversas áreas, como; notícias, serviços, fóruns, citações, moda, entretenimento. Alguns exemplos de portais são sites como; G1 ou Yahoo.
Normalmente utilizado por empresas que trabalham com dados e notícias, vendendo “informação”, e buscam o retorno recorrente de seus visitantes.
O gerenciamento deste modelo de site é complexo e pode ser preciso mão de obra terceirizada.
Agora que você conhece os principais sites utilizados na internet, é capaz de identificar a melhor opção para sua empresa.
Entre em contato com a Integratee peça seu orçamento!
(31) 3344-8177 / (31) 98652-1253 – WhatsApp